domingo, 17 de janeiro de 2010

PILHAS & BATERIAS


A Asssociação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) classifica como LIXO PERIGOSO as pilhas e baterias que apresentam, em suas composições, substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e cádmio, que contaminam o solo e a água, além de, em contato com o homem causar danos no cérebro, rins e pulmões.
O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Consema) determina que esses produtos sejam entregues pelos usuários, aos estabelecimentos que os comercializam.
NÃO PODEM SER DESCARTADOS NO LIXO COMUM: Baterias utilizadas em CELULARES, telefones sem fio, algumas filmadoras e veículos de modelo antigo, e pilhas usadas em instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle.
PODEM SER DESCARTADOS NO LIXO COMUM: Pilhas secas (dos tipos zinco-manganês ou alcalina-manganês), utilizadas em aparelhos como MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS, rádios e brinquedos; e pilhas e baterias portáteis (tipo lithium, zinco...), encontradas em jogos, ferramentas elétricas portáteis, lanternas, relógios, agendas eletronicas, entre outros.
Anualmente são vendidas cerca de 800 milhões de baterias e pilhas no Brasil. Se 1 milhão de usuários derem a elas o descarte adequado, cerca de 30 milhões de pilhas e baterias não iram para os aterros e lixões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário